segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Atuação Parlamentar
Relator, Paulo Pimenta, quer discutir crack como causa da violência urbana



O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Violência Urbana, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), quer que o foco das investigações da comissão seja o aumento do consumo de crack no Brasil. "Por ser uma droga barata, que se popularizou com facilidade, por transformar o usuário em dependente compulsivo, que usa a droga várias vezes por dia, e passa a delinquir e a furtar, há uma relação direta entre o uso do crack e o aumento da violência e da criminalidade no País."


Paulo Pimenta fará a proposta na reunião da terça-feira (25), que vai definir o roteiro de trabalho da CPI. Ele destaca ainda que a comissão, instalada na última terça-feira, será técnica e sem disputa partidária. "É uma CPI técnica que não terá disputa eleitoral. O presidente Michel Temer está correto quando define a segurança pública como um dos trabalhos prioritários da Casa no segundo semestre".

Profissionais de segurança


O parlamentar quer discutir também uma proposta que estabeleça um piso salarial nacional para os profissionais da área de segurança pública.

Pimenta pretende recuperar propostas e encaminhamentos recentes apresentados por três CPIs: a do Sistema Carcerário, a de roubo de veículos e a de roubo de cargas.

Na comissão, o relator contará com parlamentares que têm trajetória na área de segurança pública, como o presidente da CPI, Alexandre Silveira (PPS-MG), e o vice-presidente João Campos (PSDB-GO), delegados de polícia; Raul Jungmann (PPS-PE), ex-presidente da Comissão de Segurança Pública; Domingos Dutra (PT-MA), que foi relator da CPI do Sistema Carcerário; e Carlos Sampaio (PSDB-SP), integrante do Ministério Público de Campinas, no interior de São Paulo.

Nenhum comentário: